10/08/16
A responsabilidade pelos controles internos na administração pública é de todos os servidores. Essa foi a mensagem de Fabio Valgas, chefe da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, em palestra para gestores do INPI no dia 9 de agosto, na sede do Instituto, no Rio de Janeiro.
Valgas destacou o Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip), recente iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (CGU), instituída pela Portaria nº 784, de 28 de abril de 2016. O objetivo do Profip é incentivar os órgãos do Poder Executivo Federal a começarem um processo de gestão da integridade.
Segundo a página do Profip, “o gerenciamento dos padrões de ética, conduta e comportamento – bem como as estratégias de capacitação e treinamento, de atuação disciplinar e de remediação em casos de ocorrência de desvios – deve ser construído em conjunto e sistematicamente, na forma de plano de integridade, com medidas aplicáveis, cronograma de aplicação e implementação, avaliação de metas por indicadores e aprimoramento contínuo”.
A CGU oferecerá suporte por meio de capacitação para a adesão dos órgãos federais ao programa.
Fabio Valgas abordou ainda em sua apresentação assuntos como o papel da auditoria interna, as ferramentas de controle interno de gestão e o sistema de controle interno do Poder Executivo Federal.
Anteriormente, abrindo o evento, o vice-presidente do INPI, Mauro Maia, apresentou o novo auditor-chefe do INPI, Carlos Henrique de Castro Ribeiro.